LÊ O MUNDO,
CONCRETIZA O PENSAMENTO

A Fundação Livraria Lello é uma entidade cultural dedicada à promoção do pensamento crítico, ao acesso ao conhecimento e à capacitação das relações entre as comunidades e o património. Inspirada na herança literária da Livraria Lello, a Fundação visa criar um património contemporâneo, incentivando a leitura como ferramenta transformadora. Com a missão audaciosa de “capacitar as pessoas a ler o mundo”, a Fundação procura inspirar ações que aportem prosperidade, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.

1ª vez

em décadas a capacidade intelectual diminuiu.
INTELLIGENCE JOURNAL

dos alunos de 15 anos ainda não é capaz de interpretar um texto.
PISA 2022

dos jovens não acredita no papel da cultura para a resolução de problemas.
Barómetro da Cultura 2023

Risco Global nº1

A curto prazo, num período de 2 anos, será a desinformação.
Global Risks Report 2024

MENSAGEM DO FUNDADOR

“Ítalo Calvino ensinou-nos há muito que as pedras do arco só juntas e só se colocadas de uma determinada forma, numa determinada ordem, formam um arco. Assim são algo novo. Doutro modo, seriam sempre só pedras. É essa também a metáfora que melhor nos descreve como Família e a que melhor nos agrega como Humanidade. A Fundação Livraria Lello é apenas um artesão desta elevação de cada um de nós de simples pedra a parte insubstituível de um arco com valor infinito.”

Pedro Pinto
Patrono Fundação Livraria Lello

MISSÃO

Capacitar a ler o mundo!

Impulsionados pela convicção de que a leitura vai além das páginas dos livros; é uma jornada de descoberta, aprendizagem e transformação, a Fundação promove a democratização do acesso ao livro e às suas mensagens, desconstruindo narrativas. Acreditamos que, ao infundir vida nas páginas do passado, ao inspirar a procura pelo conhecimento e ao capacitar comunidades, contribuímos para um mundo onde cada um pode 'ler' de forma única e transformadora. A nossa missão é capacitar, inspirar e envolver, despertando o desejo de 'ler o mundo' em cada pessoa, contribuindo para uma sociedade mais justa e culturalmente rica.

Peças de Álvaro Siza da Bienal de Arquitetura de Veneza no Mosteiro de Leça do Balio

VISÃO

Promover a Prosperidade Humana

A nossa visão é a construção de um mundo onde cada pessoa, independente de origens, circunstâncias ou limitações, tenha a capacidade de 'ler o mundo' com olhos brilhantes, corações abertos e mentes curiosas.
Imaginamos um futuro onde a leitura não apenas enriquece o intelecto, mas também inspira a ação, fortalecendo a coesão social e contribuindo para a construção de uma sociedade mais educada, inclusiva, culturalmente rica e com melhor qualidade de vida.
Queremos cultivar um mundo, onde as histórias nos unem numa grande rede de experiências partilhadas e nos inspiram a cuidar do planeta, dos nossos sonhos e uns dos outros.
Leitura do Livro 1984

Esquema de Pilares da Fundação Livraria Lello