O Mosteiro de Leça do Balio, sede da Fundação Livraria Lello, é um elo vívido entre o passado e o futuro. Localizado nas margens do rio Leça, o monumento nacional tem raízes que remontam à Época Romana, destacando-se como peça fundamental na história de Portugal. Atualmente, desempenha um papel crucial como ponto de partida para a audaciosa missão da Fundação: capacitar as pessoas a ler o mundo.

Com mais de dois mil anos de notoriedade, o local revela vestígios da Época Romana, incluindo uma ara dedicada ao deus Júpiter.

Arcos do claustro do Mosteiro de Leça do Balio

Dona Teresa doou-o à Ordem dos Cavaleiros de S. João, conferindo ao Mosteiro um papel crucial na história portuguesa.

Foi palco do casamento real de D. Fernando e D. Leonor Teles e refúgio de D. Miguel durante o Cerco do Porto.

Estátua de D. Fernando e D. Leonor Teles em frente à Igreja
Claustro do Mosteiro de Leça do Balio

A construção gótica do século XIV, agora restaurada, é reconhecida como Monumento Nacional desde 1910.

Adquirido pelo Lionesa Group em 2016, o Mosteiro passou por uma reabilitação conduzida pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Sidónio Pardal.

Sala do Mosteiro de Leça do Balio

O Mosteiro é agora sede da Fundação Livraria Lello, apresentando um espaço expositivo, um auditório, uma área dedicada à gastronomia e um jardim.

Anteriormente relegado ao esquecimento, o Mosteiro torna-se num centro de renascimento cultural, incorporando a espiritualidade numa expressão artística do século XXI. Desta base, irá iniciar-se a ousada missão da Fundação Livraria Lello.

Avançar

TESTEMUNHOS