FUNDAÇÃO LIVRARIA LELLO ANUNCIA ABERTURA DO MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO E PROMOÇÃO DE RESIDÊNCIAS ARTISTICAS PARA 2024

Rita Marques

Fundação Livraria Lello: Para capacitar as pessoas a ler o mundo. É o mote da Fundação Livraria Lello, apresentada no dia do 118º aniversário da Livraria Lello. Com os destinos presididos por Rita Marques, consultora e docente na Porto Business School, ex. Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, tem no conselho de curadores Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto, Dom Américo Aguiar, Cardeal de Setúbal, e Luís Araújo, ex. Presidente do Turismo de Portugal. A Fundação assume como primeiro desafio a abertura do Mosteiro de Leça do Balio, em junho de 2024.

“O legado histórico deste espaço centenário – Livraria Lello - que se reinventou e revitalizou é hoje motivo de visita obrigatória por milhares de pessoas, mas a vontade da Fundação é alargar o espectro a novos públicos, incentivando a participação cívica na construção de uma sociedade mais equilibrada e mais próspera”, adianta Rita Marques.

A Fundação Livraria Lello é uma entidade cultural dedicada à promoção do livro e do conhecimento, à amplificação do pensamento crítico e à capacitação das relações entre os territórios e o património. Com a ousada missão de capacitar as pessoas a "lerem o mundo", promove a leitura como uma alavanca à prosperidade humana, cultivando uma sociedade mais informada, envolvida e preparada para desafios complexos.

Um estudo publicado na revista Intelligence, Looking for Flynn effects, demonstra que, principalmente na faixa etária dos 18 aos 22 aos, os níveis de QI (ou capacidade intelectual) diminuíram pela primeira vez em décadas. Já o relatório PISA 2022, publicado pela OCDE, revela que um em quatro jovens na OCDE não são capazes de identificar a ideia principal num texto. Com este contexto, a Fundação visa cumprir uma lacuna social. “É urgente capacitar os jovens a interpretar o mundo de forma mais profunda, contextualizando informações e refletindo sobre questões globais, sociais e culturais, para que desse modo possam ter uma intervenção cívica ativa”, reitera Rita Marques.

A Fundação irá realizar as seguintes ações em 2024:

Abertura do Mosteiro de Leça do Balio (2º trimestre de 2024): Projeto de requalificação do monumento nacional, pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, devolvendo-o à comunidade e transformando-o num centro cultural, com exposições, conferências, debates, e eventos diversos. O Mosteiro, sede da Fundação, tem um investimento estimado, na primeira fase, de cerca de 2 milhões de euros.

Caminho da Arte: O projeto "Caminho da Arte”, projeto promovido pela FLL e que já conta com o primeiro marco, o Templo, em destaque no documentário Siza, propõe-se a ser a maior e mais bonita estrada de arte do mundo. Um itinerário cultural com mais de 260 km, que liga a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela, atravessando os Caminhos Portugueses de Santiago. O projeto conta com a colaboração dos municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Cerveira, e do Turismo do Porto e Norte e a Direção Regional de Cultura do Norte, e procura contribuir para o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização do património e a sustentabilidade dos territórios no que toca à captação e retenção de talento.

Residências Artísticas (2024): A Fundação promoverá diversas residências artísticas, incluindo um encontro internacional de estudantes de arquitetura para abordar desafios ambientais e urbanos ao longo da costa e um projeto com jovens em risco de exclusão social, como forma de povoar o Caminho da Arte, com um investimento previsto de 200.000euros.

“Imaginamos um futuro onde o livro enriquece o intelecto e inspira à ação. Um futuro onde cada um embarca na própria jornada de procura de significado e propósito com olhos brilhantes, corações abertos e mentes curiosas”, remata Rita Marques.