PORTO E NORTE LIGAM-SE A SANTIAGO DE COMPOSTELA PELA ARTE

Representantes dos Municípios do Norte

O Caminho da Arte traz ao Porto e Norte de Portugal e à Galiza um percurso de 261 km de arte contemporânea entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela - acolhendo obras de artistas nacionais e internacionais ao longo do caminho. 

O projeto deu um grande passo em frente com a assinatura do protocolo que une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo.  

A sessão aconteceu no dia 16 de janeiro, pelas 11 horas, na sede do Turismo do Porto e Norte, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. 

O Caminho da Arte, projeto promovido pela Fundação Livraria Lello, tem como missão conectar o Porto a Santiago de Compostela através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260km. 

“São exatamente 261 quilómetros de um caminho que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes o sentido e o significado da arte contemporânea no nosso século XXI, e, simultaneamente, potenciar o território português e o desenvolvimento económico dos municípios parceiros do projeto”, afirmou Paula Silva, ex-coordenadora do projeto.  

“Os Caminhos de Santiago são acima de tudo uma viagem espiritual e por isso o projeto pretende “readaptar os indutores ao longo do caminho adaptando-os a todas as motivações para esta viagem pessoal, quer esta seja realizada a título individual, académico ou até mesmo profissional”, adianta Paula Silva.

O protocolo para a implementação do “Caminho da Arte” foi assinado pela Fundação Livraria Lello e pelos municípios de Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Turismo Porto e Norte.